A falta de conhecimento acerca da contratação de uma funerária, a escolha do caixão e questões como o sepultamento despertam muita aflição nas pessoas. Ainda que a morte seja uma das coisas mais naturais da vida, o segmento funerário ainda é, de certa forma, considerado exótico – ou até mesmo um tabu. Para romper com essa imagem, as empresas funerárias têm aprimorado alguns de seus serviços e o atendimento ao cliente, oferecendo mais conforto em um momento tão delicado.
Com a ajuda de uma boa empresa de planos funerários, os familiares e amigos não precisam se preocupar com o processo, que é planejado e executado por profissionais conforme o plano contratado. Contudo, pouco se sabe sobre esse segmento de mercado, e algumas decisões podem fazer toda a diferença quando a família precisar – como a escolha entre o Auxílio ou a Assistência Funeral. E você, sabe quais são as diferenças? Acompanhe a leitura e confira as diferenças.
Auxílio ou assistência funeral? Entenda a diferença
Tanto o auxílio como a assistência funeral são recursos contratados como adicionais nas apólices de vida ou em outros tipos de seguro, como o Empresarial e Residencial. Sem dúvidas, tais benefícios são super recomendados, mas antes de acionar os serviços, é preciso entender as diferenças entre cada uma delas. Confira, agora, o que compreende cada uma dessas modalidades de serviço.
Auxílio Funeral
A confusão entre o auxílio e a assistência funeral pode fazer uma enorme diferença na hora de cumprir os procedimentos de homenagem e sepultamento do ente falecido. No auxílio funeral, é a própria família quem se encarrega da contratação da empresa para a execução dos serviços funerários. O auxílio funeral é oferecido pelas funerárias em planos individuais ou familiares, que incluem até 10 pessoas da família.
A modalidade garante o reembolso para os custos do sepultamento, ainda que com um teto de limite de gastos gerais e com algumas condições. O segurado, isto é, o titular do contrato, tem direito ao reembolso, que cobre também o cônjuge e filhos de até 18 anos. Caso o filho seja estudante universitário, a cobertura se estende até os 24 anos.
O segurado deve apresentar as notas fiscais de todos os serviços para garantir o reembolso. O valor declarado, entretanto, deve estar de acordo com o que foi estipulado no momento da contratação do seguro.
Assistência Funeral
Ao solicitar a assistência funerária, a família conta com um serviço bem mais completo. Assim, todos os procedimentos ficam a cargo da seguradora, que faz a contratação das empresas de homenagem fúnebre, transporte e sepultamento. A cerimônia funerária é, portanto, menos estressante nesses casos, já que poucas decisões precisam ser feitas. Uma vez que a responsabilidade e os gastos são todos da seguradora, na assistência funeral o segurado não é reembolsado pelos custos da cerimônia. Os valores, por sua vez, são definidos no momento de firmamento do contrato entre o titular e a empresa funerária.
A assistência funeral também apresenta as categorias individual e familiar e disponibiliza serviços como velório, assessoria administrativa, sepultamento ou cremação, registro de óbito, dentre outros, dependendo do contrato firmado. Uma vez que a seguradora fica encarregada de todos os trâmites, para ter maior poder de escolha, é essencial que o cliente analise todas as garantias que constam no contrato, como os serviços prestados e outras coberturas.
Auxílio ou assistência: qual escolher?
A escolha da melhor modalidade é subjetiva, pois deve considerar tanto as necessidades quanto o orçamento do segurado. Embora o auxílio funeral ofereça a cobertura das despesas após a apresentação das notas fiscais, o contrato estabelece um limite para essa indenização. Então, é preciso ficar de olho para não ultrapassar demais o valor. Por outro lado, a assistência funeral oferece tudo o que o segurado precisa para não se preocupar com a burocracia ou outras escolhas que não cabem no momento de luto. De fato, essa modalidade pode ser um pouco mais custosa. Assim, vale a pena analisar sua situação financeira, além das condições que constam no contrato.
Gestão de planos e serviços funerários
Para empresas do segmento funerário, ter um bom plano de gestão e um software moderno faz toda a diferença na oferta de serviços de auxílio ou assistência funerária. Acesse nossos planos e confira todos os recursos que nosso software de gestão de funerárias e planos tem a oferecer.