Quantas pessoas você conhece que não estão conectadas na Internet? Pois é, a presença digital é fundamental para atrair clientes e ganhar visibilidade, inclusive no setor funerário. Contudo, só isso não é suficiente, é preciso criar estratégias para que sua presença online se reverta em novos negócios. Nesse sentido, o marketing digital é a chave para criar autoridade no setor funerário e aproximar sua empresa de potenciais clientes. No entanto, por se tratar de um tema sensível, este mercado demanda mais cuidado nas estratégias de comunicação com o público.

Para ajudar em seu planejamento, neste artigo vamos apresentar 4 dicas de marketing para empresas do setor funerário. Acompanhe a leitura e confira.

Depoimentos de clientes

O feedback do público é importante não apenas para implementar as melhorias necessárias aos serviços, como também para atrair potenciais clientes. Com tantas opções de empresas no mercado, os consumidores buscam confiança na hora de finalizar compras, especialmente em relação a negócios de longo prazo. Nesse sentido, utilize as redes sociais da sua funerária para destacar alguns depoimentos de clientes satisfeitos. Além de demonstrar a boa reputação de sua empresa, os relatos podem ser o ponto-chave para que o público perceba o valor de seus planos funerários e serviços.

Reservar um espaço na homepage do seu site para depoimentos de clientes também é fundamental. Você pode, até mesmo, colocá-los em categorias para que o público que acessar o seu site veja avaliações de cada um dos seus serviços. Lembre-se, no entanto, que um feedback privado é diferente de um depoimento. O depoimento deve ser solicitado ao cliente, que deve estar informado das intenções de uso do relato. Pode parecer estranho para você, devido ao segmento de atuação, mas não tenha vergonha de pedir uma avaliação aos clientes que parecem predispostos.

Avaliações no Facebook e Google Meu Negócio 

Com os recursos digitais disponíveis, o público espera experiências de consumo cada vez mais práticas e agradáveis. Assim, um potencial cliente avalia diversos pontos antes de fechar um negócio, sendo as “estrelinhas” uma das principais. Para ter uma boa avaliação, o caminho é único e óbvio: você precisa ouvir o seu cliente. Na prática isso significa oferecer o melhor atendimento durante e após a compra, além de gerenciar as avaliações, sempre respondendo às mensagens e aos comentários.

Ter uma boa avaliação no Facebook e no Google Meu Negócio, inclusive, é essencial para uma empresa conquistar uma boa posição nos resultados de busca. Assim, cultive uma boa relação com seus clientes durante o atendimento e não deixe de responder os comentários sobre seus serviços, sejam eles críticas, dúvidas ou elogios.

Comunicação e Marketing no Instagram

O Instagram já identificou seu próprio potencial no comércio digital e lançou diversos recursos para facilitar a realização de compras e pagamento de serviços. Agora, além de produzir conteúdo, você também pode divulgar alguns produtos e aproximar potenciais clientes da sua marca. Além disso, você pode desenvolver um plano de comunicação para aproximar o público do segmento funerário. Já passou da hora de desconstruir alguns tabus associados ao mercado, e o Instagram é a rede social para isso!

No entanto, lembre-se que sua empresa trabalha com temas extremamente sensíveis e subjetivos. Com isso, dê preferência a publicações leves que transmitam paz aos seus seguidores, ao mesmo tempo que ofereçam alguma informação de interesse ao seu público. Por fim, não se esqueça de que as pessoas lidam com a morte de maneiras diferentes e que possuem religiões distintas. Assim, reconsidere o uso de símbolos religiosos ou de elementos que remetem à morte.

Perfil no Reclame Aqui 

O Reclame Aqui é um site muito utilizado pelos consumidores brasileiros, especialmente os adeptos ao comércio digital. Como o nome já diz, a plataforma funciona como um portal de reclamações, por meio do qual os clientes resolvem suas pendências com as empresas cadastradas no site. Mais do que isso, o Reclame Aqui é um local de consulta para muitos clientes que pesquisam a reputação da empresa antes de realizar uma compra ou fechar negócios. Sendo assim, manter um perfil com uma boa avaliação no site é imprescindível para garantir credibilidade perante o público.

Assim, a plataforma mostra aos clientes quais as empresas são mais engajadas na resolução de problemas dos consumidores. É possível, até mesmo, consultar o tempo de resposta de cada marca e a quantidade de problemas solucionados de maneira satisfatória para o cliente. 

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