Um dos momentos da vida que mais necessita planejamento é no falecimento de um ente querido. Seja por causas naturais, doenças ou acidentes, surge um enorme sentimento de solidão – e todo bom plano de assistência funerária deve considerar as circunstâncias das famílias neste momento. As escolhas e atitudes a serem tomadas quando perdemos um ente querido não são fáceis. Ou seja, além da tragédia de perder um ente querido, a família precisa lidar com questões críticas, como escolhas de urnas, velório, jazigos e sepultamento. Nesse momento em que a pessoa precisa lidar com tudo isso e o seu próprio luto, ela precisa contar com bons profissionais que vão resolver as questões práticas, facilitar a parte burocrática e ao mesmo tempo oferecer à família um atendimento humanizado.
Neste sentido, contar com um plano de assistência funerária é fundamental, pois evita que familiares e a amigos se ocupem de algo tão angustiante em uma hora tão delicada, sem amparo. Os planos, contratados em vida, devem oferecer experiências reconfortantes e seguras na despedida. Neste artigo, vamos dar dicas de 5 diferenciais para destacar o seu plano de assistência funeral dos seus concorrentes. Confira.
Dicas para valorizar seu plano de assistência funeral
Os planos funerários são contratados em uma ação de antecipação do futuro. Embora, para muitos, seja um tabu, a morte chegará para todos – e pensar na forma como nós e nossos familiares deixarão o mundo é muito importante. Obviamente, é muito relevante pensar nas diferentes pessoas e nas suas manifestações ao velar alguém. Contudo, um atributo que todos desejam nesses momentos de despedida é empatia e a humanização do processo. Afinal, aquela será a última imagem que o cliente terá do ente querido.
Enfim, o que faz as pessoas escolherem certo plano de assistência funeral? Confira dicas para valorizar o seu plano e incentivar as pessoas a selecionarem o seu.
Reputação Online e Offline
Independentemente do tipo de negócio, as pessoas, em algum momento da escolha, sempre consideram a reputação do estabelecimento. Com as funerárias não é diferente – afinal, o cliente precisa ter garantia de que você está apto a realizar o serviço com qualidade. Neste sentido, a presença nas mídias digitais, aliada ao bom atendimento aos clientes, é muito importante para a reputação da sua marca na internet. Hoje, sites como o “Reclame Aqui”, que agrega opinião de consumidores, é um mecanismo eficiente para que os potenciais clientes avaliem se farão negócios com sua empresa.
Sendo assim, todas as críticas e reclamações precisam ser prontamente atendidas e resolvidas da melhor maneira possível. Isso gera confiança no público, pois mesmo se algo deu errado, a empresa esteve disposta a resolver. E isso gera também uma boa reputação off-line.
Serviços oferecidos
No mercado funerário há muita competitividade, e cada vez mais empresas investem em serviços diferenciados para atrair clientes. Claro, você deve se lembrar que este é um segmento excêntrico e delicado, mas tente se encaixar aos novos tempos e ao perfil dos seus clientes. Ao escolher uma empresa, em qualquer segmento, as pessoas comparam bastante antes de efetivar a compra ou assinar um contrato. Por isso, você deve focar nos seus diferenciais – seja no preço, em vantagens e benefícios, qualidade dos serviços, inovação, ou diferentes formas de pagamento. Enfim, ofereça mais do que itens básicos.
Hoje, é cada vez maior o número de pessoas que optam por serem cremados. Seu plano de assistência funerária oferece esse tipo de serviço? Confira também outros pontos, como os tipos de urnas mortuárias, o atendimento ao cliente, as opções extras ao plano, as taxas de exumação e sepultamento, entre outros.
Flexibilidade de planos
Geralmente, cada empresa oferece, no mínimo, dois tipos de planos funerários: o individual e o familiar. No entanto, várias funerárias já oferecem planos básicos, de luxo e até mesmo planos exclusivos e personalizados de acordo com as demandas do cliente. A flexibilidade dos planos é ótima para os clientes, uma vez que cada família tem suas peculiaridades e o processo de luto pode ser diferente para cada um. Assim, pense em quais tipos de planos de assistência sua empresa pode oferecer e descreva com bastante clareza os diferenciais de cada um deles.
Benefícios em vida
Para se destacar no mercado, uma empresa funerária deve proporcionar, aos clientes, benefícios em vida. Vários planos funerários já oferecem serviços adicionais em parceria com estabelecimentos de saúde, por exemplo.
Assim, diversos planos disponibilizam descontos em farmácias parceiras, em consultas médicas e até mesmo tratamento odontológico. Além disso, algumas empresas apresentam planos que garantem indenizações em caso de morte acidental, entre outros serviços. Assim, avalie quais serviços você pode incluir nos seus planos para atrair a atenção dos clientes, sempre agregando mais valor.
Velório online
O velório online tem se consolidado como uma grande tendência contemporânea. Inicialmente popularizada como uma medida de enfrentamento ao coronavírus, hoje essa modalidade de velório vem mostrando que veio para ficar. Mesmo após o fim da pandemia, o velório online se mostra como uma boa opção para famílias que preferem um funeral íntimo, ou que tem parentes em outras áreas geográficas, oferecendo em ambas situações a possibilidade de receber conforto via mensagens e fotografias, por exemplo.
Na PROGEM, você encontra a melhor ferramenta de velório online, disponibilizada dentro do nosso software de gestão funerária e inclui uma série de serviços:
- Geração de nota de falecimento online interativa para publicação nas redes sociais, em que internautas de todo o mundo podem enviar mensagens de condolências com foto e assinar o livro de presença online;
- Exibição das mensagens enviadas pelos internautas, após aprovação dos familiares, em um monitor no local do velório;
- Possibilidade de transmissão ao vivo de cerimônias por meio do Facebook;
- Disparo de mensagens por WhatsApp, com informações sobre o velório.
Quer incluir saber mais sobre este e todos os benefícios do nosso sistema de gestão para o seu plano de assistência familiar? Entre em contato com nossa equipe e se informe.